Cidade turística: Araraquara discute em São Paulo projetos para o turismo

07.06.2016
Cidade turística: Araraquara discute em São Paulo projetos para o turismo

A secretaria municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Araraquara apresentou recentemente em São Paulo as ações que o município vem tomando setor de Turísmo, com foco no fortalecimento do Comtur e na estruturação do Plano Diretor Turístico, que deverá ser encaminhado em breve à Câmara Municipal.

O plano foi entregue por representantes do governo municipal ao secretário estadual de Turismo, José Roberto Tricoli.

Após a aprovação pela Câmara, o Plano Diretor servirá como documento e será parte do pleito pela inclusão de Araraquara como município de interesses turístico no Estado de São Paulo.

De acordo com a secretária, também foram debatidas propostas de parcerias em projetos pontuais com o Estado e que foram bem acolhidos pelo secretário e sua equipe.

As ações desenvolvidas em Araraquara foram motivadas pelo Projeto de Lei Complementar 32/2012, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, que prevê a ampliação do número de municípios paulistas que passarão a ser de interesse turístico. 

A medida permite que até 140 municípios se tornem beneficiários de recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias, e Araraquara pleiteia a inclusão nessa categoria visando incrementar suas atividades no setor.

É importante destacar que todas as cidades do Estado, exceto as estâncias já existentes, podem concorrer ao pleito. Para tanto, precisam preencher alguns critérios como meios de hospedagem, serviços de alimentação e transporte, e informação e receptivos turísticos, entre outros.

A instituição do Plano Diretor Turístico, portanto, é uma das diretrizes básicas para a inclusão do município no novo plano estadual para o setor.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil