Casos confirmados de Coronavírus devem aumentar bastante nos próximos dias em Araraquara

03.04.2020
Casos confirmados de Coronavírus devem aumentar bastante nos próximos dias em Araraquara

Com o início da realização dos exames pelo Laboratório de Farmácia da Unesp, resultados sairão em 24 horas e números ficarão mais próximos da realidade

Os números confirmados de Coronavírus na cidade representam uma "fotografia" de 15 dias atrás. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, 03, pelo prefeito Edinho Silva em entrevista realizada durante visita ao Hospital de Campanha que a Prefeitura está instalando na Vila Xavier.

Edinho já havia dito a mesma frase há 15 dias, durante a coletiva de imprensa que anunciou a adoção da Quarentena em Araraquara. 

De acordo com o prefeito, o problema da subnotificação de casos acontece em razão do acúmulo de exames enviados por cidades de todo o estado, especialmente pelos da própria capital, ao Instituto Adolfo Lutz, laboratório certificado pelo Estado, e cuja fila de exames já ultrapassava a casa dos 13 mil na tarde dessa quinta-feira, 02. 

Ou seja: os resultados demoram muito a sair - cerca de 15 dias - e quando saem a pessoa diagnosticada com a doença já a transmitiu para várias outras.

Sendo assim, as autoridades sanitárias da cidade já trabalham com a certeza de um quadro muito maior do que os números atuais apresentam. "Nós temos muitos mais casos do que os resultados que temos em mãos nos dizem. Tem muita gente com Coronavírus circulando por aí, e transmitindo a doença", destacou o prefeito, que demonstrou otimismo pela entrada em cena do laboratório da Faculdade de Farmácia da Unesp.

"Com a início da realização dos exames em Araraquara, os resultados vão começar a sair em 24 horas. Só a partir daí é que teremos uma ideia mais exata da realidade em que estamos vivendo", declarou, informando que a Prefeitura não pôde contar com a Unesp antes, porque o Laboratório da Universidade precisava de certificação, "....o que nós conseguimos", revelou.

 

Boletim

Araraquara recebeu no final da tarde de ontem (*quinta-feira, 02) os resultados de mais 3 exames para o novo Coronavírus: 2 foram positivados e 1 foi descartado.

Os exames positivados são de pacientes internados em hospital privado, de 51 e 53 anos. Eles estão estáveis e respondem bem ao tratamento.

Também foi registrado mais um óbito de caso suspeito. É um idoso de 78 anos, com histórico de viagem para São Paulo. Ele era portador de comorbidades e não estava internado. Vale ressaltar que ele não deu entrada em nenhum serviço de saúde anteriormente. 

Portanto, hoje Araraquara possui hoje 50 casos notificados, 33 aguardando resultado de exames, 10 casos descartados e 7 casos confirmados de Coronavírus na cidade.

Dos 50 casos notificados, 6 pessoas foram internadas. Dessas, 23 já receberam alta e 13 permanecem internadas. Foram registrados 4 óbitos, sendo 3 suspeitos e 1 positivado para Coronavírus .

A Secretaria Municipal da Saúde informou estar trabalhando intensamente no monitoramento dos suspeitos e comunicantes, com vistas a verificar o cumprimento da quarentena, assim como o monitoramento dos familiares dos casos confirmados.

Revista Cidade

Publicidade