Até 30 de setembro, campanha orienta motoristas na cidade

24.09.2018
Até 30 de setembro, campanha orienta motoristas na cidade

Intervenções artísticas, distribuição de cartazes, panfletos e material informativo serão algumas das atividades previstas

Sob o tema "A sua atitude pode parar o trânsito. Respeite a faixa de pedestres", a Secretaria Municipal de Comunicação e a Coordenadoria de Mobilidade Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, realizam na segunda-feira (24), às 9h, em frente ao Paço Municipal, a solenidade de lançamento oficial da campanha de trânsito #SomosTodosPedestres de Araraquara.

Visando diminuir os índices de acidentes envolvendo, principalmente, pedestres, a campanha, que vai até 30 de setembro, contará com intervenções artísticas do grupo teatral "Anjos do Trânsito", além de distribuição de cartazes, panfletos e material informativo, em diferentes pontos da cidade, inclusive nos ônibus do transporte coletivo, além de outdoor e busdoor.

Dados da Coordenadoria de Mobilidade Urbana e Infosiga (órgão do Governo do Estado de São Paulo) apontam que dez pedestres morreram no trânsito de  Araraquara em 2016 e outros 6 em 2017. Este ano, de janeiro a agosto, já foram contabilizados 9 óbitos de pedestres na cidade.

A campanha é focada nas responsabilidades do pedestre de usar a faixa para evitar acidentes e do motorista, de respeitar as faixas e dar prioridade ao pedestre. E visa conscientizar sobre a importância do respeito entre ambos", afirma Dolores Soares, da Coordenadoria de Mobilidade Urbana.

Vale destacar que esta campanha integra a programação educativa da Coordenadoria de Mobilidade Urbana em conformidade com o que estabelece o Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Ainda durante a campanha, a Coordenadoria irá realizar na terça-feira (25) a solenidade de premiação do 16º Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara), lançado no dia 29 de março.

 

Participação

A premiação do Consetrans será às 14h30, no Centro Internacional de Convenção, com os vencedores recebendo tablets, minigames, fones de ouvido e rádios. Os trabalhos vencedores estão expostos na Biblioteca Municipal, até o próximo dia 28 deste mês.

Participaram alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes pública e particular, visando promover a segurança no trânsito e estimular a revelação de talentos.

Ao todo, 63 escolas e três instituições da 3ª Idade participaram do Consetrans, que inscreveram 2.336 trabalhos em oito modalidades, sendo 613 cartazes, 138 maquetes, 26 músicas, 171 poesias e redações, 14 histórias em quadrinhos, 45 artes plásticas, 1.186 pinturas e colagens e 143 fotografias.

O Consetrans 2018 foi realizado em parceria da Coordenadoria de Mobilidade Urbana com a Secretaria Municipal da Educação, Guarda Civil Municipal, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat e Polícia Militar.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil