Araraquara tem 37 casos de Coronavírus confirmados e 18 pessoas internadas

15.04.2020
Araraquara tem 37 casos de Coronavírus confirmados e 18 pessoas internadas

Araraquara registrou até esta quarta-feira, dia 15 de abril, 103 casos notificados como suspeitos de Coronavírus. Desses, 37 foram confirmados, 53 descartados e 13 aguardam resultado de exame. No total, 67 pessoas foram internadas. Dessas, 41 já receberam alta e 18 permanecem internadas. Foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e um ainda aguarda resultado de exame. 

Dos seis novos casos confirmados nesta quarta-feira, 2 estão internados em hospital público e os outros 4 se recuperam em casa, monitorados e respondendo bem ao tratamento.

De acordo o informado pelo Comitê de Contingenciamento, o percentual de isolamento social em Araraquara é de apenas 45%. Os dados são do Sistema de Monitoramento do Governo de São Paulo. O número está abaixo da média estadual, de 50% e também dos 70% preconizados pelas autoridades de saúde como ideal para o achatamento da curva de contágio do Covid-19. 

Dessa forma, o Comitê apoia as medidas de restrição de pessoas, principalmente das pessoas que fazem parte do grupo de risco do Covid-19, como os idosos, que são o grupo de maior letalidade da doença. Uma dessas medidas é a suspensão do passe gratuito no transporte público para todos com mais de 65 anos.

E para prestar assistência a essa parcela da população, o Município acionou toda sua estrutura já existente para atendimento os isodos.

Na área da Saúde, eles podem contar com o atendimento em residência feito por equipes de médicos da Rede Básica Municipal de Saúde e docentes da UNIARA. Os que estiverem com sintomas de síndrome gripal podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo 0800 - 771-7723.

A equipe da ouvidoria, também formada por profissionais da Saúde, fará uma avaliação técnica e programará uma visita da equipe médica em casa. Essas visitas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 16hs.

Se houver necessidade de deslocamento para uma unidade de saúde, será acionado uma ambulância do SAMU.

Da mesma forma, a Rede de Solidariedade estruturada pela Prefeitura tem o atendimento aos idosos como prioridade.

Aqueles que precisarem de ajuda podem ligar para o telefone da Rede, que é o 0800-773-1145, todos os dias, inclusive nos finais de semana. E as pessoas que quiserem ajudar como voluntários também podem ligar para este mesmo número e se cadastrar.

O objetivo de todas estas ações é impedir que idosos saiam de casa, já que comprovadamente eles são mais vulneráveis ao contágio do Coronavírus.

Lembrando ainda que a fiscalização do decreto municipal de calamidade pública no município tem sido intensificada.

Qualquer cidadão pode realizar denúncia na Ouvidoria Geral do Município (Disque 156) e no canal telefônico da Guarda Civil Municipal (Disque 153).

Revista Cidade

Publicidade