Araraquara ganha programa que entrega remédios em casa

28.02.2018
Araraquara ganha programa que entrega remédios em casa

“Saúde em Casa” levará medicamentos essenciais direto aos pacientes? com doenças crônicas controladas, como hipertensão e diabetes???

A Prefeitura está lançando o programa Saúde em Casa, que irá entregar medicamentos essenciais diretamente na residência dos pacientes em Araraquara.

Terão direito ao programa os pacientes com doenças crônicas controladas, como hipertensão e diabetes. Entre esses pacientes, destacam-se idosos, acamados, mulheres em planejamento reprodutivo (que fazem uso de pílula anticoncepcional) e crianças.

Os remédios que serão entregues pelo Saúde em Casa representam 85% dos medicamentos fornecidos nas farmácias das unidades de saúde. No início do programa, os bairros mais afastados (e que não possuem farmácia nos postos de saúde) serão priorizados. Gradativamente, o programa será expandido até que inclua toda a cidade — procure a unidade de saúde mais próxima para ter informações.

As entregas serão por meio de motocicleta (devido à agilidade). Cada paciente receberá o entregador em sua casa de dois em dois meses — a quantia disponibilizada será suficiente para que o tratamento não seja interrompido, por falta de remédios, até a próxima entrega.

O Saúde em Casa apresenta diversos benefícios à população: aproxima o farmacêutico da comunidade, leva informações sobre o uso correto de medicamentos e garante a continuidade de tratamentos que não podem ser interrompidos, além de ser totalmente gratuito.

“É um programa de importância fundamental, pois facilita a vida da população. O paciente não vai precisar ir até a unidade, muitas vezes percorrendo longas distâncias. É um grande avanço para a população, com o serviço prestado em casa”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil