Araraquara confirma primeira morte, e três casos de Coronavírus

31.03.2020
Araraquara confirma primeira morte, e três casos de Coronavírus

A secretária de Saúde de Araraquara, dra. Eliana Honain, anunciou na manhã desta terça-feira, 31, os três primeiros casos, e o primeiro óbito de Coronavírus na cidade. Os três pacientes são da rede privada, e a primeira vítima é o senhor de 81 anos falecido no final de semana. Os outros dois pacientes têm 53 e 56 anos de idade. Um, responde bem ao tratamento e o outro está entubado. 

De acordo com Eliana Honain, os resultados já eram esperados, já que, embora com a demora dos resultados, os pacientes já apresentavam clinicamente todos os sinais, bem como alguns (dois deles neste caso) tiveram histórico de viagens a São Paulo, onde há transmissão comunitária.

Eliana pediu calma a população, disse que a confirmação de casos já era esperada na cidade, e reafirmou que Araraquara está se preparando em ritmo acelerado para enfrentar a crise, com novos leitos nos hospitais de campanha na Vila Xavier, antiga Honda e PS do Melhado. 

A secretária informou ainda que a Saúde já está acompanhando de perto os familiares e as pessoas que tiveram contato com os três pacientes. A cidade segue em quarentena

 

Exames

 

"Todos nós, em vários momentos, dissemos que o vírus já estava circulando em Araraquara, porque temos casos na região e a cidade não é uma ilha e todas as nossas iniciativas e ações foram com base nisso. Tem um trabalho conjunto, de várias frentes para que enfrentemos essa pandemia que assola o mundo e atinge todos nós", disse.

Eliana finaliza o Boletim Extraordinário do Comitê reforçando que um dos maiores problemas enfrentados pelos municípios neste início do surto do novo coronavírus, que é a demora na divulgação de resultados dos exames, está prestes a ser solucionada. Segundo ela, a Faculdade de Farmácia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara fará exames para diagnosticar a Covid-19 a partir dos próximos dias, seguindo os critérios do Ministério da Saúde, para pacientes internados e profissionais da saúde.

 

Revista Cidade

Publicidade