Alunos da Uniara desenvolvem coletores de resíduos e os instalam no Pinheirinho

27.11.2019
Alunos da Uniara desenvolvem coletores de resíduos e os instalam no Pinheirinho

Projeto Parque + Limpo, do curso de Engenharia Civil da Uniara, visa à instalação de coletores para resíduos recicláveis no Parque 

Os alunos do quinto ano do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara - Uniara desenvolveram ao longo do semestre, na disciplina Gestão Ambiental, o projeto "Parque + Limpo", que visa a instalação de coletores para resíduos recicláveis no Parque Pinheirinho, para assim garantir que o destino dos resíduos seja correto e encaminhá-los às cooperativas para reaproveitamento. 

O professor da graduação, Alexandre Coan Pierri, conta que "a coleta seletiva depende integralmente do comportamento das pessoas, tendo em vista a educação ambiental". "A população precisa saber o que é e como deve ser feita a separação dos resíduos, conhecer a relevância da coleta seletiva e a importância de cuidar do meio ambiente", explica. 

Para o desenvolvimento do projeto, o docente comenta que "foram realizados o reconhecimento do local, além do levantamento de dados para dimensionar os coletores, a observação do tipo de público e os possíveis locais para instalação das lixeiras e das placas com informações direcionadas à população, para promover sua educação ambiental". "O projeto foi encaminhado ao Departamento Autônomo de Água e Esgotos - DAAE de Araraquara e, após a aprovação, foi protocolado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na Prefeitura de Araraquara", relata.

Pierri explica que, ao longo do semestre, é realizado um projeto para formatura dos alunos do quinto ano. "Porém, antigamente, era sempre um projeto piloto realizado no espaço PI, que temos na unidade 4 da Uniara, onde desenvolvemos nossos projetos na prática. Este ano, pensamos em algo diferente: colocar os alunos mais próximos do mercado de trabalho, mostrando que é realidade desenvolver e implantar um projeto e, ao mesmo tempo, devolver esse aprendizado à sociedade. Foi muito interessante verificar o aprendizado e o inter-relacionamento deles, que é muito importante, porque, como engenheiros, eles também irão trabalhar com outros profissionais quando formados", relata.

"Dessa maneira, o projeto foi desenvolvido utilizando as técnicas que aprenderam desde o primeiro ano do curso. Eles realizaram uma pesquisa de campo para verificar a quantidade de lixo gerado, como era separado e qual o melhor local para as lixeiras serem instaladas. É isso que pretendemos, sempre, com as nossas disciplinas na área de saneamento e saúde pública e de gestão ambiental. A ideia é formá-los tecnicamente e com uma visão prática, que é o que o nosso país e a nossa cidade precisam atualmente. Os formandos estão preparados para enfrentarem com segurança essa nova etapa da vida, como profissionais", ressalta o docente.

Para o coordenador do curso, Osmar Barros Junior, a atividade é muito importante. "Todos os anos, o professor Pierri desenvolve uma atividade com os alunos voltada à área ambiental. Esse ano escolheram o tema de resíduos recicláveis e o implantaram no Parque Pinheirinho. Parabenizo o professor e os alunos por mais um projeto de responsabilidade ambiental desenvolvido", finaliza.

O Parque Pinheirinho está localizado na avenida Francisco Vaz Filho, s/n, no Jardim Pinheiros (Vila Xavier), e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. 

Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil