ACIA lança projeto Araraquara 200 Anos Empresarial

05.10.2017
ACIA lança projeto Araraquara 200 Anos Empresarial

Com a presença do vice-prefeito municipal, Damiano Neto, do vice presidente da RA 18 Facesp, Gino Torrezan, do Sub-comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, Major Paulon Henrique Jurisato, além de empresários e militares, a Associação Comercial e Industrial de Araraquara lançou na noite dessa quarta-feira, 4, o Projeto Araraquara 200 Anos Empresarial.

Formatado e idealizado para se realizar através de um ótica diferenciada, o trabalho contará a história do desenvolvimento da indústria e do comércio em Araraquara através dos tempos, dando ênfase a formação e ao fortalecimento do setor econômico da cidade, principal fator que garantiu a consolidação da vocação de liderança regional que Araraquara traz desde o período imperial.

O lançamento consistiu na exibição de um vídeo apresentando os caminhos que nortearão a confecção do trabalho, seguido de um bate papo entre o presidente da Acia, José Janone Júnior e o jornalista e historiador Hamilton Mendes com os presentes, ilustrado com matérias e fotos da Araraquara antiga e atual publicadas na edição 21 da Revista Cidade Araraquara, todas trabalhadas sob a ótica empresarial. A edição impressa do Portal Revista Cidade Araraquara foi lançadada durante a apresentação e agora vai às ruas.

Durante sua fala, o representante da Facesp, Gino Torrezan, chamou a atenção para o ineditísmo do projeto, parabenizando a diretoria da ACIA Araraquara pela iniciativa. 

"Já vi  muitos trabalhos realizados por Associações Comerciais por todo o Brasil, mas todos focam a história das entidades. Participei do lançamento que a Acia de Salvador fez e é um belo trabalho, mas fala apenas do nascimento da Acia até os dias de hoje, não se aprofunda na história de Salvador, que é uma cidade caminhando para os 500 anos", destacou. "Um trabalho contando a história de uma cidade sob a ótica do desenvolvimento econômico, creio, nunca foi feito. Marcará época", afirmou.

O vice-presidente do 56º Núcleo do MMDC de Araraquara, e Sub-comandante do 13º Batalhão, Major Paulo Henrique Jurisato também elogiou a iniciativa da diretoria da ACIA, cumprimentando o presidente da entidade, José Janone Júnior e destacando a importância de ações pela preservação da memória. "Trata-se de um resgate que ficará como exemplo para os araraquarenses que virão", destacou.

Também falando sobre o projeto na abertura do evento, o vice-prefeito Damiano Neto expressou seu orgulho e satisfação em participar do lançamento, destacando o trabalho, que para ele representa um fato novo dentro das comemorações dos 200 anos de Araraquara. "A ACIA desenvolver um projeto focado no desenvolvimento e na consolidação do comércio e da indústria na cidade através dos tempo é algo grande, que nunca foi feito e que vai acrescentar muito a todos nós", ressaltou.

Janone, por sua vez, citou e chamou a atenção para fatos marcantes que ilustram a história empresarial da cidade, ressaltando a importância que um trabalho dessa natureza pode ter para o resgate do orgulho dos araraquarenses. 

"A força de nossa economia vem do empreendedorismo e da coragem de nossa gente.  É essa história que vamos contar. Os araraquarenses do passado merecem essa homenagem, e é uma saga que devemos deixar registrada para os que vierem depois de nós”, afirmou.

Em vídeo, no formato de documentário e também impresso, o trabalho será todo baseado em dados e documentos oficiais, além de publicações inseridas na imprensa, dados já existentes e depoimentos. Segundo Janone e o responsável pelo estudo, o jornalista Hamilton Mendes, o trabalho será entregue ao município ainda dentro das comemorações do bicentenário da cidade. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil