ACIA e CAM firmam parceria para agilizar acordos financeiros e solucionar conflitos

16.03.2018
ACIA e CAM firmam parceria para agilizar acordos financeiros e solucionar conflitos

A Câmara de Mediação e Arbitragem de Araraquara (CAM) associou-se a ACIA e disponibilizou parceria aos empresários araraquarenses

Uma reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) selou um acordo que já vinha sendo costurado há dias e confirmou a parceria entre a associação e a Câmara de Mediação e Arbitragem (CAM), recentemente implantada na cidade.

O encontro colocou na mesma mesa o presidente da ACIA, José Janone Júnior e as responsáveis pela criação da CAM na região, a doutora  Suzete Costa Santos e a empresária Cláudia Renata Mestriner.

Sucesso absoluto nos grandes centros a CAM atua em casos de mediação e solução de conflitos que envolvam valores (cheques, notas promissórias, contratos, acidentes de trânsito, dentre outros), com o consequente desafogo do Poder Judiciário.

Instituída no Brasil pela  Lei Federal nº 9307 de 23 de setembro de 1996, a CAM prevê, entre o início do procedimento e a sentença, um prazo máximo de 06 (seis) meses.

Não há recurso e, em caso de descumprimento, a parte vencedora já possui um título que poderá ser imediatamente executado.

"É uma parceria importante para o empresariado araraquarense. Trata-se de uma novidade que chegou para agilizar acordos e colocar fim em conflitos que podem e devem ser resolvidos de maneira mais célere, auxiliando as empresas no dia a dia e ajudando a destravar o judiciário", explicou Janone, que esteve na sede da CAM conhecendo suas instalações.

As empresárias, por sua vez, destacaram a importância da parceria. "A  ACIA de Araraquara é uma das mais representativas entidades do estado, e integrar seus quadros é um grande passo para nós e um objetivo que já estava traçado". 

Funcionando na cidade desde o final de janeiro a CAM conta com sede própria e toda a estrutura para mediar asssuntos de qualquer porte, mesmo aqueles em que uma das partes se encontre em outra cidade.  Neste caso a audiência acontece por videoconferência.

As diretorias da ACIA e da CAM já iniciaram conversas no sentido de criarem uma agenda de ações que apresente o sistema e suas vantagens ao empresariado araraquarense.

Saiba mais:

http://aciaararaquara.com.br/

http://www.camarbitragem.com.br/  

Revista Cidade

Publicidade

Brasil