Polícia Militar convida população para reunião de prestação de contas do Conseg. Evento acontece nesta terça feira, 5

04.12.2017
 Polícia Militar convida população para reunião de prestação de contas do Conseg. Evento acontece nesta terça feira, 5

Considerado um dos mais ativos do estado de São Paulo, o Conselho Comunitário de Segurança de Araraquara (Conseg), realiza reunião de prestação de contas à comunidade na próxima terça-feira. Com início previsto para as 10 horas, o evento é aberto à população e acontece nas dependências do Centro Internacional de Eventos de Araraquara (Cear). A Polícia Militar de Araraquara convida à população para participar do evento, e conhecer em detalhes as ações empreendidas em prol da Segurança Pública na cidade. 

Criados no estado de São Paulo a partir de experiências realizadas em países, como Estados Unidos, Inglaterra e França, os Consegs são formados por lideranças comunitárias em conjunto com autoridades policiais e tem como finalidade planejar ações integradas de segurança que resultem na melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

A função é servir como porta-voz da comunidade para as autoridades de segurança competentes, apresentando sugestões e reivindicações. Em Araraquara, o Conseg realiza reuniões itinerantes, mensalmente ou de acordo com a demanda, em bairros da cidade, além de atuar nas escolas.

 

Saiba mais

Criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Um ano depois de sua instalação oficial, criou-se a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. A medida foi adotada pelo Decreto Estadual nº 25.366, em 11 de junho de 1986, e aperfeiçoou o sistema de funcionamento do órgão.

Atualmente existem pouco mais de 800 CONSEGs espalhados pelo estado, sendo que já em  em sua fundação, foram implantados 522 deles (municípios populosos admitem mais de um conselho). Novos CONSEGs seguem sendo homologados pela Segurança Pública em várias regiões do estado.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Evaldo Roberto Coratto.

A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E os CONSEGs exercem papel importante nesta política de governo.

 

Serviço:

Reunião CONSEG Araraquara

Pauta: Prestação de contas à comunidade

Data: 05/12 - terça-feira

Horário: 10 hs

Local: Centro Internacional de Eventos de Araraquara (Cear)

Revista Cidade

Publicidade

Brasil