Indústria de Araraquara cresce em 2017 acima da média do estado

30.12.2017
 Indústria de Araraquara cresce em 2017 acima da média do estado

Levantamento divulgado pelo Ciesp aponta a regional de Araraquara com os melhores índices de emprego na indústria de janeiro até novembro de 2017

A região de Araraquara se destacou positivamente em 2017 no levantamento “Nível de Emprego Regional da Indústria”, divulgado pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O saldo de empregos na regional de Araraquara, no acumulado do ano (janeiro a novembro), fechou com aumento de 5,54%, perdendo apenas para a regional de Limeira (+7,74%). Em 2017, das 35 regiões analisadas, 11 tiveram resultado positivo, 21 ficaram no negativo e três se mantiveram estáveis. A média estadual foi de -0,10%.

Quando o período analisado passa a ser os últimos 12 meses, a região de Araraquara também tem o segundo melhor desempenho: crescimento de 4,14% no nível de emprego na indústria, ficando atrás somente de Limeira (+6,80%). Nesse caso, foram oito regiões com saldo positivo e 27 com números em queda. Araraquara também ficou acima da média do Estado (-1,77%).

“Esse resultado demonstra que, em 2017, nossa economia começou a responder à crise. Também mostra a força de uma economia que diversificou sua base produtiva. Em 2018, será ainda melhor. Vamos continuar trabalhando para fortalecer as nossas cadeias produtivas”, afirma o prefeito Edinho.

Para o coordenador executivo de Indústria e Tecnologia, Heber Cândido Pereira, o momento é de transição entre o pior momento da economia e a retomada do crescimento. “Os empresários passaram pelas dificuldades, demitiram e agora estão se reestruturando”, opina.

Heber explica que os setores têxtil, de citricultura e de metalmecânica são os principais destaques da nossa região, mas a área de tecnologia da informação (TI) também está em amplo crescimento.

“Quem sai do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], do IFSP [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo], já sai empregado. O ano que vem é o ano de TI”, projeta o coordenador.

Comentando os dados, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), o empresário José Janone Júnior, lembrou as grandes mudanças tecnológicas que afetam o mundo na atualidade. "Estamos vivendo um período de grandes transformações tecnológicas, que, aliadas a grave crise institucional, política e financeira que o Brasil atravessou nos últimos anos causou a desaceleração do crescimento e atingiu as empresas, o comércio e o emprego. Os dados comprovam, mais uma vez, a força da indústria e dos empresários araraquarenses, que mesmo diante de dificuldades investem e buscam resultados", afirmou, lembrando que a diretoria da Acia vem investindo em Workshops, Palestras e Cursos, buscando dar suporte e trazendo novas realidades e atualizações ao empresariado de Araraquara e região.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil